quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

As características do estilo e da programação da Rádio AM.

Quando se procura algum conteúdo na internet sobre a Rádio AM, muito se fala da diferença técnica , mas pouco sobre o estilo e o formato da programação.
Nessa nova fase do curso estamos aprendendo o estilo AM de locução e programas, e peguei algumas dicas bacanas que se deve levar em consideração ao planejar e fazer a locução de um típico programa de radio no estilo AM:

  • Apresentação : explore esta área , você se identifica, identifica sua frequencia, rádio, programa, cumprimenta o ouvinte, é seu cartão de visitas e deve caprichar nesta parte!

  • Proximidade com o ouvinte - No AM você conversa com o ouvinte, ele é teu amigo, e você é amigo dele, você o chama pelo nome pergunta 'como tá a vida', ele participa ao vivo, e se torna mais intimo do locutor.

  • Interpretação - ainterpretação é sempre muito importante em qualquer estilo de locução, no estilo AM deve-se dar uma atenção especial a ela pela proximidade que temos com o ouvinte, que vai perceber se não passarmos a energia correta durante a programação.

  • Locução mais lenta - A locução no AM não é corrida porque se dá mais importância ao que se diz, o locutor fala mais e fala com clareza e pois seus ouvintes estão bem atentos a tudo o que você tem a dizer.

  • Identificar o programa - Identificar quanto mais vezes o nome do programa que o ouvinte está ouvindo, situar os que acabam de sintonizar sua frequência, fazer seu programa ser lembrado.

  • Hora - quanto mais horas você passar melhor, claro que dentro do bom senso,mas a muitas pessoas ainda utilizam o radio pra se atualizar das horas! O formato 12 horas é o mais utilizado.

  • Nome da Rádio - Identificar a rádio sempre que possível, sua frequência, ondas, localidade.

  • Utilidade Pública - A rádio AM tem um cuidado especial com assuntos de interesse da população, sempre traz informações importantes de utilidade pública, também pode tratar de assuntos de interesse do ouvinte como balcão de empregos, achados e perdidos, venda de usados e etc...

  • Telefone - repita o telefone quanto mais vezes forem possíveis, alguém está querendo falar com você então, encoraje a participação do ouvinte e forneça o telefone pra contato o máximo de vezes que puder.

  • Notícias - Am é sempre comprometido com a informação, notícias relevante a sua região, ao seu estilo de ouvinte, e geral, também pode ser enriquecido com informações de temperatura por exemplo.
Estas são só algumas características mais específicas do estilo AM , este estilo é muitas vezes visto em algumas programações de FM e também nem toda AM segue este formato de programação, apresentando  característica mais típicas do FM que vamos aprender mais a frente.

Por enquanto é isso! 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons