domingo, 1 de junho de 2014

Entenda, locução é muito mais do que simplesmente falar.

Fazer uma boa locução exige o domínio de muitas técnicas ao mesmo tempo.
Muita gente tem uma visão muito simples do que é a locução, acredito que muitas pessoas como eu que iniciaram um curso de locução imaginavam que, pelo menos, não seria algo tão complexo quanto é. Primeiramente, temos uma noção muitas vezes errada de como é nossa voz e de como falamos, não temos noção de vícios de linguagens comuns, do quanto nosso português pode ser falho, de como articulamos mal as palavras e do quanto nossa respiração pode ser limitada. Dificilmente avançaremos no aprendizado sem nos conscientizarmos disso tudo, sem saber o quanto temos que melhorar. Então, como em muitos aspecto da vida, o início do aprendizado é essa consciência do quanto temos que aprender.
Um texto não é só um texto a ser lido em voz alta, é um texto a ser compreendido, vivenciado, traduzindo sua emoção através de nossa voz, tudo isso levando em conta a respiração, a articulação certa das palavras, dando a ênfase necessária nos pontos certos, dando a nuance interpretativa que cada texto pede, e usando um determinado tom de voz, sabendo lidar com imprevistos no improviso, tendo desenvoltura, naturalidade e tudo isso numa pronúncia que neutraliza ao máximo qualquer sotaque que o locutor possa ter. Tudo isso na prática é muito complexo e trabalhoso ,um "simples texto" se torna um enorme desafio pra quem quer fazer um bom trabalho de locução a ser levado a sério profissionalmente.
Saber se comunicar é uma arte, é um dom, mas acima de tudo é um aprendizado a ser aperfeiçoado sempre. Sem empenho, por mais talento que você tenha, dificilmente conseguirá um resultado muito bom.
Fazer locução também é um auto conhecimento maior do que se imagina, além de descobrir aptidões específicas e deficiências de linguagem, você descobre muito sobre sua personalidade, sobre como seu jeito de ser influencia na comunicação, e como o auto conhecimento se faz necessário pra definir quem você é e seu diferencial entre tantas vozes no mundo da locução.
O domínio emocional está intimamente ligado ao profissionalismo do locutor.
Ser locutor é ter um controle emocional acima da média, é entreter com profissionalismo e passar alegria, envolver o ouvinte naquela atmosfera de empolgação, romance ou simplesmente paz, quando muitas vezes tudo que você queria era ficar quieto e triste no seu canto.
Agora que você sabe um pouco do desafio que é fazer uma locução séria e profissional, talvez esteja ciente do que te espera em um curso técnico de locução no qual pretenda ingressar e também possa valorizar mais o trabalho de quem faz a locução de um off de 30 segundos, ou uma hora de programação no Rádio, porque o que fazemos ali é muito mais do que simplesmente falar, é se comunicar com o domínio de muitas técnicas simultaneamente e horas e horas de aulas, gravações, testes, frustrações, orgulhos, empenho, e amor, muito amor pelo que faz.

Em homenagem a todos os locutores e futuro locutores que vencem suas limitações comigo todos os sábados no Senac - São José do Rio Preto.

Foco, empenho e perseverança, sempre.

Ana Paula Soares.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons